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Na ICH Consultoria, acreditamos que os resultados falam por si. Nossa missão é transformar desafios empresariais em oportunidades de crescimento sustentável, e é com orgulho que apresentamos alguns de nossos cases de sucesso. Cada projeto retratado aqui é uma prova do compromisso que temos com a excelência, a inovação e a entrega de soluções personalizadas para nossos clientes.
Nosso portfólio abrange uma vasta gama de setores e serviços, desde a reestruturação de processos e aumento de eficiência operacional da área comercial até o desenvolvimento de estratégias de marketing e expansão de mercado. Trabalhamos lado a lado com empresas de diversos tamanhos, sempre com um foco claro: gerar impacto positivo e duradouro.
Estes casos de sucesso não são apenas histórias de conquistas; são exemplos reais de como nossas abordagens e metodologias criam valor. Ao explorar esses relatos, você verá como transformamos problemas complexos em soluções práticas, impulsionando o crescimento e otimizando resultados.
Convidamos você a descobrir como a ICH Consultoria pode fazer a diferença no seu negócio, aplicando o mesmo nível de dedicação e expertise que garantiram o sucesso dos nossos clientes. Junte-se a nós nessa jornada de transformação!
Confira abaixo alguns de nossos cases de sucesso.
A ICH Consultoria atendeu a Focatto Congelados para otimizar seu processo de vendas. Com a implementação de estratégias personalizadas e práticas eficientes, as vendas da Focatto aumentaram significativamente, registrando um crescimento de 40% nos meses seguintes (metade disso já no 1º mês em algumas regiões).
A equipe da ICH começou analisando o atual processo de vendas da Focatto Congelados e identificou áreas de melhoria. Uma das principais questões era a distribuição de clientes entre os vendedores e a frequência de visitas para cada um deles, o que resultava em alguns vendedores sobrecarregados e prejudicava os resultados.
Para resolver esse problema, a ICH Consultoria contribuiu para o desenvolvimento de um modelo de distribuição de clientes mais equilibrado. Assim, a equipe pode estabelecer critérios claros de frequência de visitas com base nas características individuais de cada cliente. Isso significava que os vendedores priorizavam clientes com maior potencial de compra e ajustavam suas visitas de acordo com as necessidades e preferências de cada cliente.
A ICH Consultoria atende clientes do SEBRAE por meio da plataforma Unio, oferecendo consultoria especializada para empresas em áreas nas quais se especializou. Desde o primeiro contrato em janeiro de 2022, a parceria entre a ICH e o SEBRAE tem sido altamente produtiva, resultando na contratação de mais de 30 trabalhos, correspondendo a quase 3000 horas de trabalho.
Uma das razões fundamentais para o sucesso contínuo dessa parceria foi a capacidade da ICH em entender as necessidades específicas de cada cliente e oferecer soluções personalizadas e, ao mesmo tempo, respeitando as diretrizes de cada metodologia desenvolvida pelo SEBRAE.
Os principais focos da ICH Consultoria foram para as áreas de inovação e a implementação de boas práticas de vendas, visando melhorar a eficiência e a eficácia das equipes comerciais das empresas atendidas. Isso incluiu a introdução de técnicas modernas de vendas, treinamento de equipes e desenvolvimento de processos mais eficientes.
Além disso, a ICH ajudou as empresas a implementar ferramentas tecnológicas para otimizar seus processos operacionais e melhorar sua análise de resultados. Isso incluiu a adoção de sistemas de CRM (Customer Relationship Management), bots inteligentes e outras soluções digitais.
Outro aspecto crucial do trabalho da ICH foi a implementação de indicadores de desempenho selecionados de acordo com as necessidades específicas de cada negócio. Esses indicadores forneceram aos empreendedores uma visão clara do progresso de suas empresas e ajudaram a orientar suas decisões estratégicas.
Essas consultorias se caracterizam, especialmente, por proporcionar insights valiosos, recomendações práticas e segurança para os empreendedores que enfrentavam dúvidas estratégicas, especialmente em casos de novos negócios. A ICH está avaliada pelos clientes com nota máxima na plataforma.
Como não se orgulhar de ter colaborado com algumas das empresas incubadas no Parque Científico e Tecnológico da UFRGS? O prestigiado Parque Zenit é uma instituição de fomento à inovação ligada a uma universidade mundialmente respeitada e, portanto, criteriosa ao avaliar a capacidade técnica das empresas que contrata.
Para otimizar o atendimento às empresas incubadas no âmbito da universidade, a ICH desenvolveu uma metodologia única, adaptada às necessidades específicas desse ambiente de inovação. Essa abordagem permitiu à consultoria atender várias empresas incubadas dentro de um número limitado de horas disponibilizadas, ampliando assim seu alcance e impacto.
Uma das estratégias-chave foi a programação de atividades coletivas, que envolviam a participação de várias empresas incubadas. Essas atividades coletivas proporcionaram um ambiente colaborativo onde as empresas puderam compartilhar experiências, ideias e melhores práticas. Além disso, a ICH também ofereceu consultorias exclusivas, focadas em aspectos específicos de cada negócio, garantindo assim um atendimento personalizado e eficaz.
Os resultados foram estimulantes, com as empresas incubadas relatando grande satisfação com os serviços da ICH, o que é atestado por uma pesquisa feita pela Incubadora Hestia, uma das participantes. Algumas dessas empresas mantêm contato regular com a consultoria, buscando continuamente suporte e orientação para seus desafios de negócios em evolução.
A parceria entre a ICH Consultoria e a SW Sistemas de Nova Petrópolis resultou em um caso de sucesso notável no mercado altamente competitivo de venda de software de gestão ERP. Após a consultoria inicial, uma proposta de trabalho foi apresentada e aceita, estendendo-se ao longo de mais de 4 anos com resultados impressionantes.
A estratégia central adotada foi a segmentação do mercado, uma abordagem ousada que visava fortalecer o negócio da SW Sistemas em um setor altamente desafiador. Focando especificamente no atendimento de TRRs (Transportadores Revendedores Retalhistas), empresas que atuam na distribuição de combustíveis para mercados específicos, a SW Sistemas conseguiu ganhar uma posição de destaque rapidamente.
Em pouco mais de um ano, a empresa se tornou líder de mercado no estado e hoje é líder nacional no segmento. Essa conquista foi possível graças à estratégia de segmentação, que permitiu à SW Sistemas concentrar seus esforços e recursos em um mercado específico, entendendo profundamente as necessidades e demandas dos clientes TRRs.
Além disso, a empresa aumentou substancialmente o ticket médio em licenciamento e suporte. A SW Sistemas, que sempre foi muito bem administrada e possuía uma metodologia de desenvolvimento de sistemas altamente produtiva, conseguiu alavancar ainda mais seu potencial com a segmentação de mercado.
Hoje, a SW Sistemas continua líder nacional no mercado de software de gestão ERP para empresas TRRs, mantendo-se fiel à mesma estratégia que os levou ao sucesso. A empresa permanece adaptável às mudanças do mercado e continua inovando para manter sua posição de liderança. Por óbvio, que a área comercial não poderia oferecer tal contribuição, sem a estrutura, a visão e a disposição da equipe de desenvolvimento e suporte.
Pouco antes da abertura da ICH Consultoria, o seu fundador atuou no Programa Tecnova RS II. Na época, Paulo Sergio Tometich trabalhou como colaborador de uma empresa contratada pela Fapergs (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul).
O Tecnova RS tinha como objetivo principal fornecer recursos para fomentar a inovação em empresas do estado do Rio Grande do Sul, por meio de financiamento disponibilizado pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e outras instituições parceiras.
O trabalho da ICH Consultoria consistiu, principalmente, em ministrar workshops especializados sobre como submeter projetos ao Programa Tecnova RS II. Esses workshops foram essenciais para orientar as empresas interessadas em captar os recursos disponíveis, fornecendo informações detalhadas sobre os critérios de seleção, os requisitos de submissão e as melhores práticas para desenvolver propostas competitivas.
O Programa Tecnova RS II contou ainda com a colaboração de diversas instituições de peso, como a Fiergs, AGDI, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretaria da da Ciência, Tecnologia e Inovação, Badesul, Sebrae/RS e REGINP.
As metas de inscrições foram alcançadas e o programa distribuiu R$ 25 milhões, ao longo dos anos seguintes, na modalidade conhecida como “fundo perdido”.