
Quando falamos em realidade virtual (RV) os games são a primeira coisa que vem a nossa cabeça. Porém, sua aplicação comercial promete revolucionar a forma como compramos e interagimos com as marcas.
Imagine que, com o uso de óculos de realidade virtual, é possível caminhar por qualquer ambiente com a sensação de que estamos no local. Assim, o cliente pode ter contato direto com produtos sem sair de casa.
Se você acredita que esta é uma possibilidade distante, saiba que a tecnologia já está sendo aplicada. Ainda assim, como nem todas as pessoas possuem os equipamentos em casa, ainda dependemos de que eles fiquem mais acessíveis e se popularizem.
Mesmo assim, eles já podem ser usados em feiras, eventos e outras atividades com presença de potenciais clientes, ao menos nos casos em que não seja necessário ou possível expor produtos. Nesta postagem, você vai conhecer exemplos e possibilidades para o uso da realidade virtual que podem ser aplicadas imediatamente.
Aplicação no mercado imobiliário
O mercado imobiliário é um ótimo exemplo de aplicação da tecnologia. No vídeo abaixo, você pode conferir uma ação realizada pela Construtora Montenegro com tecnologia da Imersio. Os visitantes de um shopping foram convidados a colocar os óculos para fazer um tour virtual em um apartamento decorado.
Da mesma forma que ocorreu num shopping, poderia ter acontecido em uma feira ou na residência do cliente (desde que ele tivesse o equipamento). Além de conhecer o imóvel à venda, uma ação como essa é ótima para promover a marca, uma vez que ela é associada à tecnologia. Essa ligação transmite uma ideia de modernidade, eficiência e confiabilidade.
O mais incrível da realidade virtual é que estamos falando de uma tecnologia que pode ser usada para demonstrar produtos que ainda não existem. Um escritório de arquitetura poderia usá-la para demonstrar um projeto antes de construí-lo, por exemplo.
No vídeo abaixo você pode conferir outro tipo de solução, oferecida pela iTeleport. Embora a sensação não seja tão realista, ela não exige o uso de nenhum equipamento especial.
Amplitude de utilização
Além dos exemplos acima, mais direcionados para o segmento imobiliário, várias organizações e profissionais podem fazer uso da tecnologia no setor comercial. Separamos alguns exemplos para você. São eles:
- turismo e hotelaria: profissionais do setor podem usar a tecnologia para divulgar destinos e acomodações;
- treinamento: treinamentos e reuniões de venda podem ser realizados à distância sem comprometer a qualidade da interação;
- reuniões de venda: para atendimento de clientes distantes;
- venda de equipamentos: a tecnologia permite a simulação de uso de equipamentos diversos, como carros e máquinas industriais;
- venda de projetos: já mencionamos projetos de arquitetura, mas qualquer um que possa ser desenhado com alguma tecnologia tridimensional pode usar a RV. Equipamentos industriais feitos sobmedida, por exemplo.
Para concluir, a realidade virtual também pode ser utilizada em conjunto com a realidade aumentada (RA). Em vários casos, aparecem recursos diferentes, como a exibição de um menu para acesso a detalhes no ambiente de RV. Este é um recurso de RA, que se caracteriza por inserir componentes digitais em um ambiente.
O que acha dessas tecnologias? deixe seu comentário nesta postagem!
[…] veio por meio da agência Edelman e da Solarflare Studios, uma nova agência especializada realidade virtual e aumentada, com a missão de criar o mundo […]