O que é Follow up?

8 de fevereiro de 2019
Dicionário de vendas: o que é follow up?

Entender o que é follow up é mais fácil do que você imagina. Sem o hífen, a palavra assume a natureza de um verbo e pode ser usada para descrever a ação de reforçar um ato anterior ou de obter informações adicionais.

Assim, na área comercial, considere que se trata simplesmente do acompanhamento das etapas da venda. Já com o hífen, follow-up é um substantivo e pode ser usado para informar que, por exemplo, o João agendou um follow-up, ou seja, o sentido não muda.

Contudo, o termo costuma ser aplicado para se referir exclusivamente ao acompanhamento do período entre a entrega da proposta de venda e a resposta do cliente, o que limita o fundamento estratégico desse tipo de ação. Continue a leitura e entenda a melhor forma de aplicá-lo!

O que é follow up de verdade?

O  follow up é relativo ao intervalo entre cada estágio do processo de venda, como o que ocorre entre a abordagem inicial e a primeira reunião de vendas, entre o fechamento e o pós-venda e assim por diante.

Independentemente do momento, o objetivo do follow up é garantir que o cliente não se disperse na negociação, interagindo com qualidade e uma abordagem consultiva. Por exemplo, enviando material adicional que possa auxiliá-lo na decisão.

Como é feito o follow up?

Outro engano em relação ao follow up é imaginar que ele só ocorre por meio de contatos diretos. Como mencionamos no exemplo, o envio de um material informativo é uma ótima forma de demonstrar atenção e lembrar o cliente de um compromisso.

Após fazer um primeiro contato e agendar uma reunião, por exemplo, o profissional de vendas pode enviar um material de apresentação, introduzindo o que será tratado na reunião de vendas.

Em muitas situações, algumas orientações são muito importantes e podem poupar tempo de todos os envolvidos. Isso ocorre, por exemplo, nas vendas de tecnologia e no relacionamento B2B. Nesses casos, orientações prévias podem ajudar na compreensão dos assuntos tratados nas reuniões de venda e agilizar o processo.

Imagine, por exemplo, um caso no qual os clientes precisem se deslocar, o envio de um mapa e orientações sobre onde estacionar é uma clara demonstração de atenção, além de facilitar que eles cheguem ao destino com segurança.

A automação e o follow up

Contudo, muitas dessas ações podem ser realizadas por meio de automações, sem a necessidade de intervenção humana. Trocas de mensagem pelo WhatsApp podem ser acionadas em momentos específicos, seja para lembrar o cliente de um compromisso futuro, seja para responder imediatamente a uma solicitação dele — enviando arquivos, acionando o atendimento humano, enviando uma conversa gravada, detalhes gráficos de um produto e assim por diante.

Tudo isso fica registrado e alimenta a base de dados usada pelo atendimento. No momento do próximo contato, as informações estarão disponíveis e poderão ajudar a demonstrar profissionalismo, eficiência e atenção.

Ao assumir o follow up, os recursos tecnológicos consolidam uma tendência importante sobre o papel da automação como geradora de autonomia para o cliente. Essas ações podem fazer a diferença em uma estratégia comercial, uma vez que permitem atender à expectativa do cliente e, ao mesmo tempo, exercer alguma forma de estímulo à continuidade do processo.

Por fim, mesmo o termo follow, sozinho, é apresentado no Thefreedictionary.com como o ato de aumentar a eficácia ou garantir o sucesso por mais ação, ou seja, abarca a ideia de agir por meio de uma comunicação assertiva, portanto, que convence.

À parte de todas essas possibilidades, considere que, mais do que saber o que é follow up, o segredo está em estruturar os recursos de automação, desenhando um modelo de processos que seja humanizado e eficiente. Se desejar conversar sobre como elaborar um bom método de implantação, pode fazer isso pelo botão de WhatsApp aqui ao lado.

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1 Comentário

  1. […] Ao mesmo tempo, é preciso manter proximidade com o cliente no período entre a entrega da proposta e a decisão — o mesmo em cada intervalo entre outras etapas. Como mencionado no capítulo sobre o processo, as alternativas devem ser previstas e detalhadas, ainda que o profissional de atendimento deva ter liberdade para ser criativo e incluir ações personalizadas de follow up. […]

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