O que é outbound marketing?

11 de fevereiro de 2019

O outbound marketing é um método de prospecção ativa no qual a empresa vai em busca do cliente. Portanto, um fluxo oposto ao inbound marketing. Ainda assim, as duas metodologias podem ser usadas de forma complementar. Continue a leitura e entenda melhor as diferenças de cada uma!

O outbound marketing e o inbound marketing

Por algum tempo o outbound marketing foi considerado ultrapassado em relação ao inbound, ao menos por algumas pessoas, seja em razão de um maior custo de aquisição de clientes (CAC), seja pela resistência do consumidor às abordagens frias.

No entanto, é preciso considerar que alguns segmentos necessitam de ações mais ativas, especialmente, no caso de inovações mais difíceis de compreender, ou seja, nas quais é preciso demonstrar para o cliente um benefício que, se deixado sozinho, ele tem dificuldade de perceber.

Sendo assim, embora o inbound marketing trabalhe a produção de conteúdo de modo a educar o cliente, esse processo pode ser longo, dificultando o cumprimento dos objetivos de curto prazo.

No entanto, o outbound não deve ser confundido com as antigas ações de venda — altamente intrusivas.

A venda moderna e a adequação do outbound marketing

A venda moderna depende de um foco mais direcionado, buscando evitar a abordagem de prospects sem necessidade ou potencial de compra. Desse ponto de vista, o outbound se diferencia das antigas práticas de venda, por evitar abordagens improdutivas e incomodas.

Muito embora, a resistência ao contato direto e frio seja facilmente percebida na atualidade, a vantagem do outbound marketing é trabalhar com um maior índice de conversão em razão da abordagem ativa. Ou seja, o cliente que aceita o contato e se interessa por saber mais sobre um produto ou serviço, tem mais chances de fechar com uma abordagem ativa.

Por fim, gostaria que nos aprofundássemos em detalhes sobre outbound marketing? Sem sim, basta manifestar isso nos comentários abaixo e providenciaremos para você. Não se esqueça de assinar o blog para ser avisado! 

Deixe um comentário