
Inside sales é o processo de vendas internas que, normalmente, ocorre amparado pelo inbound marketing para a atração de leads. Em alguns casos, até pode acontecer uma ou outra reunião presencial com o cliente, mas a parte mais substancial do processo de vendas ocorre remotamente.
Como resultado, as empresas conseguem mais agilidade e diminuem custos. Contudo, é preciso desenvolver habilidades e estruturar o negócio, para garantir bons resultados. Então, vamos entender melhor como fazer isso!
Toda venda interna é inside sales?
Várias empresas operam com telemarketing e outros processos internos de vendas já faz algum tempo, mas isso não significa que, necessariamente, elas se encaixem no moderno modelo de inside sales.
Esse método opera de um modo muito bem estruturado para garantir eficiência e qualidade de atendimento. Até o modelo de negócios adotado pode fazer grande diferença.
Um exemplo
Imagine uma empresa tradicional de software de gestão. Ela trabalha com soluções robustas e complexas, que exigem um processo de implantação relativamente longo, bem como o de venda. Longas reuniões e estudos específicos são realizados para garantir que tudo saia perfeito.
Fazer tudo isso remotamente pode ser bem difícil, certo? Além de tudo, os custos de investimento costumam ser significativos, o que torna a venda mais complexa.
É muito mais fácil pensar em uma ação de inside sales para a venda de um aplicativo com uma função especifica, disponível em uma plataforma web, que pode ser pago com o cartão de crédito no site da empresa.
Uma comparação
Outro ponto importante é que as iniciativas antiquadas de vendas internas costumavam se basear em um script predefinido, uma abordagem incisiva e argumentos superficiais, normalmente com a oferta de um desconto para incentivar a decisão de compra.
No inside sales o processo pode ser tão sofisticado como em uma abordagem presencial, com levantamento de necessidades, mensagens personalizadas e maior capacidade de convencimento.
Como ser um bom profissional de inside sales?
Algumas habilidades são comuns a qualquer profissional de vendas, mas no inside sales é preciso desenvolver mais algumas delas, relativas as ferramentas usadas. No geral, é preciso reunir:
- habilidade de uso de sistemas;
- capacidade de solucionar problemas;
- comunicação assertiva: pelo telefone, por e-mail, aplicativos de mensagem e teleconferências;
- sensibilidade aguçada: é preciso perceber reações com base no ritmo e tom de voz , por exemplo;
- alto poder analítico: há muita análise de indicadores e dados;
- e demais habilidades e qualificações necessárias a qualquer profissional de vendas.
Para concluir, vale comentar que o trabalho remoto é cada vez mais adotado pelas empresas, especialmente após a pandemia do CoV-2. Então, existem boas chances de trabalahr em casa, se decidir se desenvolver nesse modelo de vendas.
Ficou alguma dúvida sobre o que é inside sales? Você pode escrevê-la nos comentários abaixo, para que a identifiquemos. Responderemos rapidamente com uma alteração no texto, explicando de um modo que facilite a compreensão. Você também pode fazer os comentários que quiser, com sua opinião e experiência. Obrigado pela visita”
Não se esqueça de assinar o blog para ser avisado sobre novas postagens!