
O que é um prospect? Pois bem, o nome, que podemos traduzir por prospecto, é dado à pessoa procurada no processo comercial. Ou seja, são prospectáveis todos aqueles indivíduos identificados como clientes em potencial, mas que, necessariamente, ainda não foram confirmados como tal. Vamos entender melhor? Então, confira!
O que é um prospect?
Pois bem, talvez você já tenha lido o termo aplicado à, por exemplo, busca de petróleo. Do mesmo modo que uma empresa do setor precisa encontrar reservas do óleo, qualquer organização depende de uma eficiente estratégia de prospecção — sendo o prospect o individuo que foi encontrado nesse processo de procura de novos clientes.
Quais as técnicas de prospecção?
Sobre as técnicas, saiba que as mais usadas para essa tarefa mudaram muito no decorrer do tempo. Inicialmente, não havia muito foco em públicos específicos — aqueles com maior necessidade do produto ou serviço que se pretendia comercializar.
No entanto, na prospecção moderna, com o aumento da oferta de produtos gerado por um expressivo crescimento de concorrência nos mais diversos setores, as empresas passaram a focar mais nos consumidores com maior potencial de compra.
Essa atitude permitiu um bom aumento da produtividade do setor de vendas e diminuiu custos de aquisição de clientes. Isso ocorreu, principalmente, porque a pratica levou ao aumento na conversão de prospects em leads e, posteriormente, de leads em clientes.
Por isso, as antigas técnicas de cold call e outras abordagens mais invasivas, foram gradualmente substituídas por ações que buscam atrair, nutrir e qualificar potenciais compradores.
Qual o futuro da prospecção de clientes?
Atualmente, muitas empresas sentem dificuldade com a prospecção, especialmente as que trabalham com os métodos antigos. Porém, mesmo as mais desenvolvidas em práticas menos invasivas e mais alinhadas com a jornada de compra dos seus clientes, não há muita certeza sobre o que esperar do futuro da prospecção.
Ainda assim, a tendência de buscar identificar de modo cada vez mais preciso o melhor momento e perfil de consumidor a ser prospectado, parece muito forte. Mais do que saber o que é prospecção de clientes, o importante é entender em quais condições eles estão mais motivados à compra e acessíveis ao contato.
Por fim, preciso perguntar: gostaria que nos aprofundássemos em detalhes sobre prospect? Sem sim, basta manifestar isso nos comentários abaixo e providenciarei para você. Não se esqueça de assinar o blog para ser avisado!