
Para começar, você vai saber o que é AIDA com a mesma objetividade e clareza que o modelo carrega. Saiba que, basicamente, a sigla é resultado da representação dos estágios da posição do cliente no processo de compra.
O modelo descreve os aspectos emocionais e práticos que o consumidor vive em uma decisão de compra, relacionando as fases pelas quais ele precisa ser conduzido para chegar ao objetivo final: a ação de compra. Além disso, também pode ser usado como referência para desenvolver estratégias de acordo com a jornada de compra.
Para entender melhor, o melhor é conhecer esses estágios. Confira!
O que é AIDA: seus estágios
O processo de convencimento envolve muitas variáveis, algumas surpreendentes, pois as pessoas são diferentes e, por isso, reagem de modo único, o que pode gerar muitas surpresas. Contudo, as fases pelas quais precisamos passar para decidir não mudam. Elas estão descritas nos tópicos abaixo.
Atenção
Nessa fase, o cliente precisa ser convencido de que você merece a atenção dele. Antes disso, tudo o que você disser não será processado. Um bom exemplo é quando o vendedor de uma loja ouve a clássica objeção: “estou apenas dando uma olhadinha”.
Para que o cliente aceite o contato e ouça sua oferta com atenção, será preciso conquistar a atenção dele — por isso o nome.
Interesse
Continuando, depois de despertada a atenção é preciso gerar interesse na negociação. O consumidor precisa identificar que existe uma oportunidade real diante dele, que merece ser conhecida e avaliada.
Na primeira fase, o cliente aceitou ouvir, na segunda, percebeu uma possível oportunidade.
Desejo
Na continuidade, o comprador deve assumir um sentimento de desejo. Ou seja, além de perceber os benefícios de um negócio, ele precisa sentir vontade, que é um componente emocional e não apenas objetivo.
Ação
Na última fase o consumidor assume que é o momento de realizar o desejo, mas também não apenas do aspecto prático, objetivo e concreto. As pessoas têm diferentes perfis e podem ser mais ou menos racionais em suas decisões. Além disso, o consumidor de hoje é muito mais informado e lógico na tomada de decisão, mas a atitude de fechar o negócio é sempre um impulso e, em alguma medida, tem uma carga emocional.
Por fim, agora você sabe o que é AIDA e, com base no que descrevemos sobre o estado de engajamento do cliente, tem uma referência para conduzi-lo chamando sua atenção, despertando seu interesse, posteriormente o seu desejo pelo produto, até que, finalmente, ele esteja pronto para a ação de compra.
Gostaria que nos aprofundássemos em detalhes sobre o modelo AIDA? Sem sim, basta manifestar isso nos comentários abaixo e providenciaremos para você. Não se esqueça de assinar o blog para ser avisado!