Um evento no meio a pandemia? Aprenda com a Asics como fazer!

A Asics estava pronta para lançar três novos produtos durante a maratona de Tóquio. Então, o Covid-19 surgiu e a corrida foi cancelada. Porém, o cancelamento do evento presencial não impediu que a empresa usasse criatividade, tecnologia e agilidade para lançar os calçados.

Para que saiba como a empresa deu a volta no Corona, escrevi uma história curta sobre o que aconteceu. Além de um exemplo sobre como podemos agir diante do problema, você vai observar uma prévia do que pode surgir nos próximos meses com base em uma nova cultura — já possível notar.  Confira a história completa!

As primeiras ideias

Para resolver o problema do cancelamento, a primeira ideia foi fazer um pequeno evento doméstico. Depois, a Maratona de Paris foi eleita como a nova oportunidade de lançamento. No entanto, segundo informou para a The Drum a gerente geral de marketing da empresa, Fiona Berwick, esse plano mudou novamente poucos dias depois.

Afinal, o Japão entrou em confinamento, seguido rapidamente pela França e pelo Reino Unido, o que levou ao cancelamento de eventos pelo mundo todo. Mas essa não era uma opção para Berwick e a Asics. Então, a solução veio por meio da agência Edelman e da Solarflare Studios. Essa segunda empresa, uma nova agência especializada em realidade virtual e aumentada, assumiu a missão de criar o mundo Asics.

A solução de evento virtual

Como resultado, um projeto que normalmente levaria semanas foi executado em dias de forma coordenada, em turnos de 24 horas, realizados por equipes espalhadas pelo mundo . O ambiente criado é uma sala branca com uma caixa de vidro com os tênis de corrida, além de um vídeo que conta a história da empresa, concluída com a exibição dos lançamentos que estão na caixa, os tênis:

  • Metaracer;
  • Metasprint;
  • e Metarise.

Cada um deles é demonstrado e o visitante é convidado a participar de jogos específicos, que realçam as qualidades de cada produto: para corridas de longa distância, com destaque da sola do sapato e pulos que imitam um ataque de vôlei, respectivamente.

A logística e os resultados

Considerando a dificuldade de acesso aos equipamentos de realidade virtual, a empresa providenciou a entrega dos mesmos a jornalistas em 19 países. O resultado superou as expectativas, tanto na divulgação dos calçados, quanto na solução de divulgação do lançamento.

Obviamente, as desvantagens também existem, especialmente porque a solução encontrada não oferece uma experiência completa de uso dos calçados. De outro lado, ela é uma prévia de muito do que nos espera nos próximos meses, ao menos enquanto não formos capazes de produzir vacinas em escala ou não encontrarmos um tratamento eficiente e escalável para enfrentarmos o Covid-19.

O aprendizado com o evento

Ainda assim, você pode observar essa história e não encontrar nela nenhum alinhamento com a sua realidade. Contudo, se olhar com atenção, vai notar que está diante de uma nova cultura. Os executivos da Asics, os jornalistas e as agências dificilmente se entusiasmariam do mesmo modo com um evento virtual em uma condição normal, mas o aceitaram como alternativa.

O seu cliente e o mercado também estão dispostos para uma experiência similar. Por isso, já deve estar claro que a Transformação Digital vai acelerar ainda mais nos próximos meses. Ela não será implantada do modo ideal, com humanização de atendimento, grande atenção aos dados e de acordo com inúmeras outras boas práticas e estratégias recomendadas, mas como for possível.

Os efeitos dessa adoção abrupta são difíceis de prever em todos os detalhes e envolvem, inclusive, as consequências de um alto e repentino nível de automação, diminuindo o número de postos de trabalho em um momento no qual a economia precisa se reativar. Porém, o fato é que estamos diante de uma nova realidade, que nada tem de virtual. As pessoas necessitam de novas soluções e estão abertas ao mundo digital. Além disso, precisam de mais do que novas formas de lançamento. Os próprios produtos precisam mudar!

No caso do nosso exemplo, o futuro pode nos reservar algo como um calçado com solado antisséptico, com alerta de distanciamento para crianças ou simplesmente mais fáceis de tirar e calçar, para serem depositados na entrada de nossas residências. A economia tradicional parou de funcionar, mas há uma nova surgindo e já tem nome: economia da saúde.

Podemos refletir mais sobre essa nova economia, mas em resumo ela implica no cuidado das empresas com a saúde do consumidor. Nesse momento, é impossível saber quando um evento presencial poderá ser realizado normalmente, quando teremos estádios lotados e shows ao vivo. É preciso pensar em novas formas de agir!

Fique a vontade para conversar sobre isso. Deixe o seu comentário abaixo e vamos interagir!

Fotos: Designed by Freepik

2 Comentários

  1. […] Melhor do que adivinhar o que vai ocorrer é se basear no que ocorreu. Por isso, já mencionei uma solução da Asics para um evento cancelado e agora apresento o de uma operação essencial. Confira mais esse […]

  2. […] comprar pela internet, fazer consultas à distância, reuniões de trabalho por teleconferência e participação de eventos remotos, por exemplo, boa parte das pessoas passou a confiar mais nessas possibilidades, que agora […]

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