O que é humanização na saúde?

É sempre difícil falar e pensar sobre algo sem desenvolver seu significado, ao mesmo tempo, muitos têm dificuldade de definir conceitos, mesmo que se trate de algo para o qual atribuam algum significado. Vamos começar com uma definição curta, para depois pensar um pouco mais a respeito de humanização na saúde.
 
Humanização na saúde, significado:
 
É a atividade de buscar constantemente a melhora do processo de atendimento, transformando a experiência do paciente em uma vivência melhor, com atenção, simpatia e o uso de nossa capacidade de interação e comunicação. Sempre considerando que o que deve ser tratado é a pessoa, não a doença.
 

O que é humanizar? Pensando a respeito do significado.

 
Normalmente quando alguém se refere ao humano, entendemos que quer dizer sobre realizar algo de acordo com a boa natureza do homem, exercendo suas virtudes, como bondade, cordialidade e boa vontade, ou até o contrário; realizar algo sujeito a erros (aquela ideia de que errar é humano).
 
Mas são várias as definições de significado para humano e algumas delas servem muito bem para nosso propósito.  Vejamos algumas. A primeira entende que o termo humano se refere a uma forma acabada do espírito do homem. Explico. Segundo ela, estamos o tempo todo buscando desenvolver nosso melhor (a forma acabada seria a que estamos buscando nos tornar enquanto nos desenvolvemos), portanto estaríamos nos humanizando.
 
Para um filósofo chamado Kant, humano é aquele que tem disposição à compreensão do outro, tem um sentimento universal de simpatia e a capacidade de se comunicar, não só pessoalmente, mas universalmente, em outras palavras e para o nosso objetivo, podemos entender como parecer simpático e ter capacidade de se comunicar eficientemente com tipos diferentes de pessoas.
 
O mesmo Kant dizia que, segundo o espírito humano, é preciso tratar o outro como fim, não como meio. Essa parece que complicou, não é? Mas calma! Explico. Significa que para caracterizarmos uma ação como humana, quem participa conosco dessa ação não pode ser um meio para nos ajudar a chegar a outro objetivo qualquer, mas sim o próprio objetivo. Significa que a pessoa precisa estar em primeiro plano.
 
Resumindo tudo isso de forma mais compreensível e para nosso uso, podemos dizer que ser humano é buscar melhorar sempre no trato com os outros, desenvolver um comportamento simpático e capacidade de interagir com tipos diferentes de pessoas, que precisam se sentir importantes (em primeiro plano).
 
Por isso, a melhora dos processos de atendimento mencionada na primeira definição, precisa ser elaborada considerando os hábitos e expectativas do paciente.
 
Obviamente existem normas técnicas que não podem ser deixadas de lado, a saúde é uma ciência e existes aspectos verificáveis que permitem aos médicos saber o que funciona de fato e o que pode prejudicar o resultado, não se trata de abrir mão das melhores práticas, mas de melhorar a experiência do paciente ao ser submetido a essas práticas. 

Deixe um comentário