
O termo assertividade é muito utilizado, mas de modo equivocado. Assertivo vem de asserção, ou seja, uma alegação afirmativa sobre algo que se julga ser uma fala verdadeira.
Um exemplo para facilitar o entendimento: uma pessoa pode se comunicar de forma assertiva, que é o mesmo que dizer que ela se comunicou bem, de um modo convincente. Ao mesmo tempo, isso não significa que ela esteja certa em sua afirmação. Afinal, ela pode ter comunicado eficientemente uma mentira ou um engano.
Por isso, quando alguém diz que trabalhou uma venda de modo assertivo, por exemplo, podemos entender que ela se saiu bem ao transmitir uma mensagem convincente ao comprador, mas isso não significa que ela agiu de um modo acertado.
Apesar da comunicação eficiente e afirmativa, com grande aparência de verdade, ela pode ter ofertado o produto errado, que não tem utilidade para a persona, perdendo o fechamento do negócio. Ou seja, foi assertiva, mas não acertou no processo. Soube ser persuasiva, mas não entregou uma boa experiência.
Em alguns contextos você pode usar várias palavras com sentidos diferentes. É o que fazemos com “através de” o tempo todo. Quando dizemos que caminhamos através da calçada, não estamos afirmando que passamos de um lado para o outro (até porque costuma haver terra na parte debaixo), como faz a luz quando atravessa o vidro da janela. Nesse exemplo, usamos a palavra “através” como uma analogia, o que faz com que ela assuma o significado de “por sobre”: caminhar por sobre a calçada.
Mas o termo assertivo nem sempre cumpre um bom papel quando usado como analogia para acertado. Quando dizemos que “João é assertivo”, por exemplo, quem conhece o significado da palavra vai entender que ele é um bom comunicador, que sabe afirmar convincentemente o que pretende informar, mas não necessariamente que ele é competente ou correto.
Sendo assim, podemos concluir com um trocadilho: se você quer ser assertivo em sua comunicação, deve ter cuidado ao aplicar a palavra assertividade.
Não se esqueça de assinar o blog aqui no canto superior direito! Além do dicionário de vendas, publicamos dicas e materiais diversos sobre negócios.
[…] O apelo de Netanyahu é carregado de propósito, não de cobrança por uma suposta noção de dever na consciência das pessoas. Israel também tem negacionistas e teóricos da conspiração, mas o investimento para convencer o público da confiabilidade das vacinas foi alto, bem executado e assertivo. […]
[…] assertiva: pelo telefone, por e-mail, aplicativos de mensagem e […]
[…] endereço? A IA parece saber que eu não precisava da informação, embora tenha preferido não ser assertiva sobre isso. Afinal, eu usava o mesmo endereço que pedi, que era: https://chat.openai.com/chat. […]