
Nesta postagem você vai saber o que é CAC, um dos mais importantes indicadores de venda. Além disso, vai conferir algumas dicas sobre como reduzi-lo. Continue a leitura!
O que é CAC?
O que é CAC? Pois bem, essa é a sigla para “Custo de Aquisição de Clientes“, que é o resultado da soma de todas as despesas necessárias para conquistar novos compradores, dividida pela quantidade de clientes obtidos em determinado período.
Algumas empresas controlam esse indicador por vendedor, por canal e por produto, de acordo com as características específicas do negócio. O fato é que ele pode ser aplicado, inclusive, para medir o retorno de projetos e campanhas.
Como reduzir os custos de aquisição de clientes
Algumas medidas podem ajudar na redução dos custos de aquisição de clientes, mas não existem fatores únicos de influência, pois eles interferem uns nos outros.
Por exemplo, uma marca conhecida em seu segmento, consegue melhores resultados de uma estratégia de smarketing, ou de estímulos persuasivos aplicados ao processo, que são ações que diminuem o CAC.
Por isso, a melhor medida de redução é a elaboração de uma metodologia de vendas sistematizada, ou seja, que considera os processos comerciais e de marketing como um todo. No entanto, isso não nos impede de relacionar algumas medidas mais pontuais, como:
- foco no público certo;
- investimento no marketing de relacionamento;
- monitoramento sistemático dos indicadores de venda;
- uma boa experiência de compra;
- integração entre marketing e vendas: smarketing;
- marketing digital;
- uso de tecnologia;
- processos comerciais bem elaborados;
- planejamento;
- investimento em treinamentos;
- equipe qualificada.
Além de estar atento a esses e outros fatores de influência, agora que você sabe o que é CAC, procure monitorá-lo considerando sua relação com a lucratividade proporcionada por cada novo cliente. Fazer essa relação é importante para considerar a relação entre investimento e resultado.
Gostaria que nos aprofundássemos em detalhes sobre custo de aquisição do cliente? Sem sim, basta manifestar isso nos comentários abaixo e providenciaremos para você. Não se esqueça de assinar o blog para ser avisado!
[…] vamos abordar o tema de outra perspectiva, especialmente na produtividade, que tem alto impacto nos custos de aquisição do cliente e na eficiência. Vamos logo ao […]
[…] Isso não impede que ela tente voltar ao nível de conversão anterior, mas a diminuição não é o suficiente para justificar o abandono do modelo novo. Ao mesmo tempo, também poderia ocorrer do ticket médio diminuir muito e as 100 vendas totalizarem uma receita total inferior, o que seria muito preocupante, pois todo o esforço de atração de clientes não estaria sendo aproveitado, aumentando, inclusive, os custos de aquisição de clientes. […]