Um case ICH de produção de conteúdo

case blog custom energia e ICH

Neste post você vai conhecer um pouco do processo e do resultado na contribuição da ICH para a construção de parte da presença digital da Custom Energia — um case de produção de conteúdo. 

Durante alguns meses, trabalhamos para levantar informação sobre o público leitor e definir cada detalhe sobre os textos a serem produzidos. A metodologia aplicada já tem gerado resultados e uma captação de audiência quase que puramente orgânica, gerada pela busca de posicionamento destacado nos mecanismos de pesquisa. Quer entender o processo? Continue a leitura! 

A Custom Energia

Você pode conhecer mais da empresa visitando o site institucional, que teve todo o seu conteúdo produzido pela ICH. De forma resumida, podemos apresentá-la como uma consultoria de redução de gastos com energia elétrica, que contribui para que os seus clientes diminuam o custo por kWh com a compra no Mercado Livre de Energia Elétrica.

Se esse ambiente de compra é uma novidade para você, considere a definição que usamos no infográfico que produzimos para a Custom energia, que é:

“Um ambiente competitivo que permite a compra de energia de fornecedores diversos, o que diminui significativamente o preço praticado”.

No lugar de ser obrigado a comprar da concessionária, alguns consumidores podem contratá-la apenas como distribuidora, usando a rede disponível no local de consumo apenas para receber a energia comprada do fornecedor que for mais conveniente para ela, dentre hidrelétricas, geradoras que usam biomassa, parques eólicos e energia solar, por exemplo.

Você pode entender o funcionamento do ML no próprio blog, assim como no site. Também pode saber se você pode participar, considerando as regras em vigor. Se já se interessa pelo tema, aconselhamos se inscrever na newsletter do blog ou entrar em contato com um consultor da empresa.

A metodologia

As etapas de criação dos conteúdos seguem um padrão usual do mercado, basicamente, com planejamento, redação, revisão, aprovação e publicação. Já a definição da estratégia e o estilo dos conteúdos foram definidos em uma série de etapas:

  • entrevistas iniciais: buscando entender a natureza do negócio, a função dos conteúdos e objetivos gerais;
  • definição do projeto: apresentação do plano para levantar informações e elaborar a estratégia;
  • levantamento da persona: uma pesquisa estruturada que permitiu elaborar um perfil personificado do público leitor, como um personagem, mas baseado em dados reais dos clientes;
  • apresentação da persona e definição do tom de voz do blog: depois de conhecer a persona, os responsáveis puderam definir o estilo dos conteúdos em todos os detalhes;
  • definição da equipe de produção: é a etapa na qual são definidos os profissionais que participarão do projeto;
  • elaboração da estratégia: é quando são definidos, por exemplo, os conteúdos a serem produzidos e as palavras-chave a serem utilizadas, com base em uma análise do mercado e da concorrência; 
  • execução: a produção e publicação;
  • acompanhamento: com base nos números gerados pelas ferramentas de controle e por meio de reuniões mensais.

Os resultados

Desde a primeira publicação, no final de janeiro de 2021, o blog já duplicou algumas vezes o número de acessos e visualizações, multiplicando mais de 6 vezes a audiência e alcançando milhares de visualizações.

Com um conteúdo rico em informações, que permitem a qualquer um conhecer o que é o Mercado Livre de Energia, como ele funciona e os benefícios que pode trazer para empresas elegíveis de participar dele, algumas postagens já aparecem em posições destacadas nos mecanismos de pesquisa, mesmo sem que o blog tenha sido amplamente divulgado, como é recomendado, ou seja, apenas com atração puramente orgânica.

Sobre a facilidade de leitura e a didática, que são objetivos fundamentais quando existe a necessidade de instruir os potenciais clientes sobre detalhes do serviço e, nesse caso, do funcionamento do Mercado Livre de Energia, segue o depoimento enviado pela revisora dos conteúdos:

Olá! Sou Larissa Mendes, revisora de conteúdo para web e professora de francês, formada em Letras Português-Francês pela UFRJ, com mestrado em Literatura Francesa pela mesma instituição de ensino. Atuo como revisora para web desde 2018 e, de lá para cá, tive a oportunidade de trabalhar com diversos projetos e tipos de conteúdo diferentes. O blog da Custom Energia foi uma ótima surpresa.

Sempre digo que uma das melhores coisas do meu tipo de revisão é o aprendizado constante por meio da leitura de conteúdos com os quais, de outra forma, não teria contato. Confesso que não conhecia o Mercado Livre de Energia e, graças às revisões do blog, fui aprendendo mais sobre essa possibilidade tão interessante para o consumidor. As informações do blog são pertinentes, claras e concisas, tudo o que precisamos para difundir esse conhecimento e fazer crescer o número de interessados pelo ML!

Pesquisa de satisfação

Antes da publicação deste conteúdo, fizemos uma entrevista com dois profissionais da Custom Energia, que se envolveram diretamente no projeto, Victor Borba Labi e Diego Mascaranhas, atém do designer Danilo Oliveira, responsável pela elaboração do site institucional e de algumas imagens incluídas no blog, como um infográfico que define o que é o Mercado Livre de Energia.

Na opinião deles, o blog tem um ambiente agradável, com design simples, leituras fáceis, atenção aos detalhes que envolvem os objetivos da empresa e conhecimento útil para o público, o que tende a facilitar a comunicação com clientes e prospects, permitindo, segundo eles:

  • captar oportunidades;
  • informar clientes e potenciais clientes;
  • alcançar visibilidade na rede; 
  • gerar credibilidade;
  • tirar dúvidas; e 
  • passar conhecimento e confiança.

Também foi percebida uma mudança significativa na cultura da empresa sobre produção de conteúdo, o que teve influência da definição da persona, que permitiu aos envolvidos “se imaginar conversando com o cliente”, esclarecer os objetivos e o ajuste do “tom de voz” dos textos. 

“Muito importante! A gente sempre imagina com quem estamos conversando, mas através do processo de desenvolvimento de persona, tudo ficou muito mais claro”, afirmaram. Como resultado de uma pesquisa, a ICH Consultoria recebeu nota 9,75, de 10, além do seguinte depoimento:

“A ICH se envolve com muito respeito, propriedade e dedicação em todos as etapas dos processos e traz uma bagagem de experiência indispensável para o sucesso.”

Entre os que deram a nota máxima, recebemos a seguinte justificativa:

“A ICH entregou tudo que se propôs a entregar, no prazo combinado e sempre nos incluindo nos processos, para termos um entendimento bem transparente de tudo o que fazem.”

Então, se os gastos com energia elétrica da sua empresa estão muito altos, já tem onde se informar sobre uma alternativa para diminuí-los, caso sua empresa seja elegível. Ao mesmo tempo, se sente necessidade de melhorar a comunicação com os seus leads, já conhece um case de produção de conteúdo da ICH e sabe por quem procurar.

Entre em contato para agendarmos uma reunião! 

Foto: rawpixel.com – br.freepik.com

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