
A palavra experiência deriva de ex-periri-ens:
“ex”: fora de;
“periri”: estar em perigo;
“ens”: ente, ser.
O significado
Pois bem, considerando a derivação, podemos entender que o simples fato de se estar vivo (ens), nos coloca em perigo constante (periri), se conseguimos nos comportar como expectadores de nós mesmo (ex), contemplando o que vivemos, aprendemos com isso.
Mas costumamos considerar que a experiência possa ser medida pelo tempo que nos dedicamos a uma atividade, independente de nossa capacidade de “olhar de fora” da situação, o que não é a mesma coisa. Envolvidos com a situação, emocionados, ficamos “cegos” e aprendemos muito menos do que poderíamos.
O efeito
Um cliente foi injusto contigo? Um fornecedor? Um parceiro? Um colaborador? Não se preocupe, não será a última vez e não foi a primeira, bem vindo ao mundo dos negócios.
Tire proveito disso avaliando friamente as possibilidades de evitar que ocorra novamente, sem cogitar a possibilidade de ter em sua empresa uma daquelas tabuletas espantalho, proibindo o uso do banheiro ou inventando regras que colocam todos os seus clientes na “mesma panela”.
A generalização é um problema comum na situação: você fez um anúncio de jornal e não teve um bom resultado e com isso conclui que propaganda não funciona para o seu negócio, sem avaliar se escolheu bem o fornecedor, se não era a melhor opção de mídia para o seu negócio, se a mensagem não estava clara e convincente, ou qualquer outra variável que simplesmente esqueceu.
Para fora da caixa
Resumindo, se tem um problema, precisará encontrar a melhor solução para ele, seja prevenindo que se repita ou resolvendo o ocorrido da melhor forma possível, mesmo que algum prejuízo seja inevitável, ele pode ser maior ou menor, dependendo de sua postura em relação a ele.
O envolvimento emotivo é ótimo e essencial para a motivação, um componente que não pode faltar para a prosperidade do negócio, mas na hora de analisar situações, dificulta perceber as coisas como são e aproveitar os erros e acertos em tudo que nos podem oferecer. É preciso pensar fora da caixa.
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