Inúmeros indicadores de venda podem ajudar a monitorar seus resultados. Então, separei oito indicadores que nem sempre são lembrados por grande parte das empresas, mais alguns outros daqueles que não pode faltar.
Assim, você poderá observar os que são prioridade para o seu negócio e que vale a pena adotar. Vamos a eles.
Resultado de vendas
Dificilmente uma empresa não monitora o valor total de vendas alcançado, mas não poderia deixar de registrar esse índice.
Total de vendas
É o total de negócios fechados em um período, bem elementar, mas às vezes negligenciado. Algumas empresas usam esse indicador para pagamento de prêmios e, dependendo da natureza do seu negócio pode ser importante ou irrelevante saber quantas vendas fechou no mês, mas também pode ser útil para gerar outras informações, como índice de conversão de contatos em vendas e ticket médio (descrito abaixo).
Ticket médio
É a média por pedido, ou seja: o resultado de vendas dividido pelo total de vendas. É muito importante para verificar oportunidades e ameaças, diminuição da lucratividade (quando o ticket diminui pela utilização de promoções), a distribuição de clientes por vendedor e, de forma mais genérica, perceber se você está perdendo dinheiro por não oferecer produtos adicionais para os seus clientes.
Índice de conversão
É o percentual de contatos que são transformados em venda, ajuda a observar o nível de competitividade e habilidade de sua equipe e de sua empresa. Se o índice de conversão estiver muito baixo, você pode estar perdendo negócios por um detalhe.
Considere que o percentual vai mudar dependendo do seu ramo de atividade. Um vendedor de software jamais alcançará o mesmo índice de conversão de um vendedor que atenda clientes de carteira.
Pendências
É a quantidade de negócios pendentes com possibilidade de fechamento. Cuidado aqui! Dependendo do seu ramo de atividade esse número poderá ser uma ilusão e, independente da atividade, é importante observar se são realmente pendências “quentes”.
Seja como for, esse indicador permite uma antecipação, se você tem um ciclo de conversão de, digamos, 30 dias, ou seja: demora em média 30 dias para resolver um primeiro contato e o número de pendências está baixo, você pode prever uma baixa nas vendas e tomar uma atitude.
Além disso, são muito comuns as empresas sem regularidade nas vendas, ou seja: vendem bem em um mês e muito pouco no seguinte, às vezes porque precisam “plantar” novos negócios, gerando as pendências, para fechar em seguida. Se for o seu caso, é muito importante utilizar esse índice, buscando contornar essa sazonalidade.
Conversão de pendências
É o índice de conversão que verificou acima, mas relativo às pendências. Talvez seja inútil para você, mas talvez você precise muito comparar a conversão que consegue atendendo clientes pendentes, com a conversão que consegue com clientes que resolvem na hora, verificando até que ponto está valendo a pena insistir com eles, ou o quanto quer insistir. Você pode precisar dessa informação regularmente ou não.
Novos contatos
São os contatos não repetidos, os “possíveis clientes” que encontrou no período e que começaram a ser trabalhados. Importante se for uma dificuldade conseguir novos “potenciais clientes” para trabalhar ou se o volume de trabalho de sua equipe for significativo, para evitar que fique sem clientes para abordar.
Contatos totais
É o volume de trabalho efetuado em um período, o total de contatos efetuados, importante para gerar alguns dos outros indicadores e para verificar se não é possível aumentar o volume de trabalho, gerando mais resultados.
Não esqueça que esses indicadores são sugestões, alguns podem mesmo ser irrelevantes dependendo de seu ramo de atuação, da mesma forma, pode precisar de alguns que não estão relacionados.
Encontrou algum que pode te ajudar? Escreva nos comentários!
[…] plano de consultoria também inclui um monitoramento do processo. Indicadores e outros mecanismos de controle são usados para avaliar se tudo é executado dentro do esperado e, […]
[…] funciona a venda de software, ainda que esses problemas sejam muito comuns. Por isso, acompanhar os indicadores para identificar os pontos fracos é importante para melhorar […]