
Faz algum tempo que o termo solução parece ter se tornado sinônimo de produto. Principalmente se você trabalha no ramo de TI, no site de sua empresa e na maioria dos concorrentes, provavelmente vai encontrar uma aba de nome: solução. Mas o que, efetivamente, é solução?
Solução não é, nunca será e nunca foi, algo que uma empresa desenvolveu e mantém pronto para entregar ao cliente. Solução, obrigatoriamente, é algo que se elabora para resolver um problema.
A frase soa até piegas de tão elementar, mas muitas empresas e profissionais parecem que se acostumaram tanto ao termo como definição do que vendem, que o primeiro sentido foi perdendo seu lugar.
Apresentar uma solução significa levantar, compreender e confirmar o problema do seu cliente, depois demonstrar em como o seu produto ou serviço pode resolvê-lo (é quando ele se torna uma solução). Por último, você precisa provar resultados concretos, de preferência, com histórias e números alcançados em situações semelhantes.
É assim que sua “solução” se torna algo concreto e fica realmente parecendo uma solução para o seu cliente. Do contrário, fica parecendo “papo de vendedor”, exatamente como vai soar o de grande parte da concorrência.
Use isso como uma vantagem em relação à concorrência! A venda de software fica mais fácil quando o benefício é concreto!
[…] fazer, que possa ser aplicada em todos os casos, mas podemos relacionar uma sequência de passos na busca de soluções. São […]